quarta-feira, 6 de novembro de 2013



Definitivamente não gosto de telejornais. Sobretudo quando as notícias que transmitem não são do meu agrado o que, infelizmente, acontece com muita regularidade. Hoje, enquanto estava a jantar, liguei a tv e a noticia que me fez companhia foi a que relatava o estado de saúde de Nelson Mandela. Segundo me apercebi do que ouvi, a sua vida terrena está por dias, por horas... E, de novo, penso que a morte é um desperdício e uma perda de tempo. Nelson Mandela mudou o mundo, a forma de pensar, a forma de estar, tornou-o mais colorido e lutou pela liberdade de uma forma impar. Eu cresci em Moçambique e lembro-me de ouvir ao meu pai a definição de apartheid que me ajudou a perceber as diferenças entre os dois países - dizia ele que no racismo dissimulado em que nós vivíamos, o branco dizia ao negro "aproxima-te, mas não te eleves"; ao mesmo tempo, na republica da África do Sul, o discurso era "eleva-te, mas não te aproximes"... Uma perfeita estupidez, achei sempre eu, que cresci com meninos de todas as cores e que, para mim, fisicamente e na alma eram iguais a mim e aos meus irmãos... Tenho consciência que muita gente condiciona a vida e a aceitação do outro por factores como a cor da pele, a religião, a política, etc, etc. 
O mundo ainda tem muito para aprender com o exemplo e a luta de Mandela. Quanto a mim, só consigo sentir um enorme privilegio em ter estado nesse mesmo mundo ao mesmo tempo em que ele esteve. 
God bless you Madiba!!!
(Junho, 25)

Sem comentários:

Enviar um comentário