terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A tristeza é contagiante?  Pega-se através do toque ou de um beijo?  Passa de mim para ti assim como se fosse uma gripe ou uma doença de pele?  Ficas então também triste por eu o estar?  Por solidariedade?  Por companheirismo?  Por competição?  Para ver quem fica triste de uma forma mais intensa?  Mais credível?  Mais convicta?  Ou ficas triste na minha vez?  Tomas o meu lugar na fila da tristeza e deixas-me ir no meu caminho em busca da alegria?  E, quando isso acontece, é feito de uma forma desinteressada e generosa ou, pelo contrário, vais cobrar mais tarde, exigir algo em troca depois?  Terás força e ânimo para suportar a tristeza em vez de mim, até ao fim, mesmo se eu já não estiver ao teu lado?  Quem me garante que não vais desistir ou mudar de ideias?  Ou passar a minha tristeza a outro que a aceite na tua vez?  Sim, eu não quero ser o ponto de partida de uma epidemia de tristeza que poderá ter efeitos devastadores.  Prefiro antes contagiar-te com alegria, se te parecer bem.  Assim, quando te fartares e a quiseres passar a outro, o risco de uma overdose colectiva é bem menos grave e o resultado muito mais risonho.   
E o amor, o amor é também assim contagiante?  Se eu passar perto de ti, suficientemente perto para te tocar ao de leve como num sopro, ficas contagiado pelo amor ou ficas apaixonado por mim?  E, caso fiques, é para sempre ou cura-se em 3 dias, como as viroses?  No caso do amor é habitual aparecer de súbito, vindo não se sabe de onde, sem tratamento ou cura descoberta e pronto a acabar connosco. 
Em alguns casos a cura até é rápida e ficas pronto para  seguir a tua vida sem deixar qualquer vestígio.  Noutros casos, até que fiques curado, tens um longo caminho a percorrer e, muitas vezes, há danos irreversíveis que te acompanharão para sempre.  No meu caso tornou-se um vício e já me tomou todos os órgãos vitais.  E a cura, se é que existe, pode ficar arrumada num frasco de laboratório até que o próprio amor seja contagiado irremediavelmente pela morte.  Ou, seja, pode ficar para sempre lá, porque nem eu nem ele a desejamos conhecer.  ♡

Sem comentários:

Enviar um comentário